Física e Música

“Os conceitos físicos são livres criações da mente humana, não sendo, por mais que pareçam, determinados unicamente pelo mundo externo” (Albert  Einstein, no livro A evolução da Física).

O olhar de Einstein expresso na citação aproxima a Física de outras formas de expressão cultural. Diversos autores, dentre os quais João Zanetic, têm procurado demonstrar a contribuição dessa aproximação, quando levada para o ensino da Física na escola.

Como forma de expressão cultural, a música popular brasileira (MPB) também se apresenta como um rico contexto para ser utilizado nos processos de ensino e de aprendizagem. Percebendo esse potencial, reservamos no blog um cantinho para a divulgação de letras da MPB que, a nosso ver, podem servir de recurso didático.

Iniciamos nossas postagens com a letra da música  “Sobre todas as coisas”, de Chico Buarque. O nosso entendimento é que ela pode ser adotada como recurso na introdução do estudo sobre a origem do Universo, de modo a favorecer que @s alun@s explicitem as suas percepções.


Comentários